“PARASITA” – O RETRATO DA DISPARIDADE SÓCIO-ECONÔMICA! [CRÍTICA]

(Coreia do Sul, 2019) Direção: Bong Joon – Ho. Com: Kang-ho Song, Hyae Jin Chang, Woo sik-Choi, Jung Ziso, So-dam Park, Jung Hyeon-jun

 

Fomos surpreendidos com esta obra prima do cinema Sul Coreano premiadíssimo em todos os festivais de cinema por onde passou, tais como “A Palma de Ouro do Festival de Cannes”, “O Globo de Ouro”, “Critic´s Choice Awards”, “SAG Awards” e é um forte concorrente ao “Oscar 2020”.

O filme narra o cotidiano de uma família Sul Coreana desempregada e que vive em um porão sujo e apertado. Contudo, uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas de inglês a um garota de família rica. Fascinado com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

O filme dirigido pelo talentosíssimo Bong Joon –ho já se superaria só pelo fator originalidade, coisa rara nas últimas produções cinematográficas – mas ele vai além. Caminhando pelo implícito ao criticar o capitalismo, vai passeando lentamente pelos diálogos e se estendendo pela narrativa, ao mostrar o conflito de classes em uma mistura de gêneros que vão da comédia ao drama, do suspense a ação e até da ação ao horror, nesta sátira social em que o gancho nada mais é, que o famoso “salve-se quem puder.”

A dicotomia do rico e do pobre é mostrada de forma magistral, em que ricos vivem em uma espécie de “Matrix social”, esbanjando e se achando no direito de comprar quem e o que quiserem, enquanto os pobres lutam para conseguir pelo menos, se manterem com dignidade. Bom, mas isto já não foi mostrado em uma tonelada de filmes? Meus amigos, PARASITA é uma experiência única, eu posso garantir!

Não irei mais além pois não quero dar spoilers senão a magia acaba, mas posso dar um conselho. Quando for assistir a esta obra prima, não leia muita coisa e não veja vídeos, se entregue e se entregue para valer, pois é tudo tão perfeito e tão impactante, que eu não duvidaria de um prêmio máximo no Oscar. Eu já estou torcendo! Obrigado pela leitura e até semana que vem. Simbora mais eu!

Obs 1: Prestem atenção nas entrelinhas e nos elementos divisores sociais, como no cheiro, por exemplo.

Assista ao Trailer de PARASITA:

Baixe o filme parasita no link abaixo:

https://meusfilmestorrents.com/parasite-torrent-2019-legendado-hdrip-720p-1080p-download/

Updated: 23 de janeiro de 2020 — 19:23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *